HORA DA ADAPTAÇÃO

19/02/2013 17:47

Tecnologia na volta às aulas

Escolas particulares, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul,  retomam o debate sobre a maneira de ensinar com o uso das novas tecnologias.

O quadro negro está sendo substituido pelas lousas digitais. Com elas é possivel interagir com uma caneta óptica ou com a ponta dos dedos para mostrar gráficos, desenhos e vídeos.

 

 

Em algumas escolas estão sendo implementados os projetores interativos.  Esses projetores servem de suporte para que os professores ministrem aulas  com recursos modernos e atrativos aos alunos. Além disso, os projetores possibilitiam o uso de conteúdos disponíveis na Internet para reforçar os conteúdos e torná-los mais interessantes visualmente aos alunos.

 

Veja o que dizem os alunos, na reportagem de Fécris Vasconcellos, em Zero Hora do dia 18 de fevereiro de 2013:

 

"Todas as aulas do Ensino Médio,  são com lousa digital. Mas não é nada demais. Claro que é muito mais prático, porque a aula fica mais interativa."

(GEORGIA GIORGIS, 16 anos, 3ºano.)

 

"Desde o ano passado a gente tem tido contato com esses equipamentos. No início, alguns professores não usavam, mas a maioria sim. Eles apresentam slides, e a gente pode ter acesso à  aula depois pelo site do colégio. Acho que uma aula com quadro-negro de novo seria muito monótona".( ISABELLA WENDER, 16 ANOS, 3ºano).

 

É muito bom, porque os quadroa não eram muito dinâmicos. Tem vários exemplos que se movimentam, como na aula de física, quando a professora queria mostrar o funcionamento de alguma coisa. A gente consegue entender melhor. Prende mais a atenção, tanto pelo visual quanto por ser mais fácil de entender o conteúdo" . ( MARIA LAURA VILLANOVA, 16 ANOS, 3º)